Red Pol

    A raça Red Pol originou-se do cruzamento do pequeno gado môcho do condado de Suffolk com o gado vermelho chifrudo do condado de Norfolk, na Inglaterra, em fins do século XVIII, tendo esse trabalho sido iniciado por John Reeves e continuado por George de Eston. O Herd-Book foi estabelecido por Henri F. Euren em 1873. Entre nós é também conhecido por Red Polled e Mocho Vermelho. Além da Inglaterra, é criada nos Estados Unidos, Canadá, Austrália, África Oriental e Meridional, além de outros países.


    Inglaterra antigas regiões Norfolk e Sulfok

    Pinturas contemporâneas do gado muito produtivo de origem Viking do Condado de Norfolk


    Red Pol atual – Adequado para Clima Temperado

    Descrição

    Peso médio de 520Kg nas vacas e 725 nos touros.

    Estatura média de 127cm nas fêmeas e 140 nos machos.

    Pelagem vermelho-escura, uniforme, admitindo-se pequena mancha branca na vassoura da cauda e no úbere; há animais que apresentam uma cor mais desbotada, amarela ou laranja. A pele e a mucosa são claras; esta, especialmente no focinho. Os pêlos são de grossura e comprimento médios.

    Cabeça de mocho verdadeiro, grande; marrafa alta, freqüentemente com topete; os ossos frontais terminam numa saliência relativamente estreita; fronte larga, um pouco deprimida entre as órbitas, de tamanho entre médio e grande; olhos proeminentes e dóceis; orelhas um pouco longas, finas, dirigidas para fora e para cima; focinho forte, com narinas finas e dilatadas.

    Pescoço um pouco comprido e fino, alargando-se para trás, sem barbela, com congote nos touros.

    Corpo pequeno, de conformação mista, com silhueta de animal de corte predominando; linha superior reta e larga, particularmente no lombo, que não deve ser cortante, havendo uma tendência para ter lombo estreito, defeito a ser evitado; garrote entre médio e largo; peito largo e bem proeminente; paletas grandes e cheias; costelas moderadamente cinturadas; linha inferior direita; ventre volumoso; quartos anteriores e posteriores igualmente proporcionados; úbere bem conformado, de tamanho médio, cúbico, com tetas médias e separadas; veias mamárias salientes.

    Membros curtos, separados, de ossatura fina; nádegas, coxas, paletas e braços regularmente musculados.


    Red Pol – elevado desempenho produtivo

    Red Pol atual – Produção significativa de carne e também leite

    Aptidões e outras qualidades

    O Red Pol representa um dos tipos mais equilibrados de gado misto, para leite e carne.
    As novilhas dão a primeira cria aos 30 meses de idade e os machos podem servir desde a idade de 18 meses. As fêmeas nascem com o peso médio de 30Kg e os machos com 38Kg.

    O controle leiteiro britânico acusa a produção média de 3.547Kg de leite com 3,68% de gordura.

    Os novilhos Red Pol são enviados ao matadouro com 400Kg de peso aos 15 meses de idade, quando bem preparados. O peso vivo de 580Kg ‚ normal aos 3 anos. O rendimento é elevado e a carcaça de boa qualidade.

    É uma raça robusta e suporta bem pastos relativamente pobres. Tem sido criada em vários pontos de nosso território, com resultados nem sempre concordantes. Nos cruzamentos dá produtos bem conformados e com boa carne; transmite aos mestiços seus caracteres de cor e falta de chifres. Serviu de base para a formação do gado Pitangueiras.

    Os resultados até agora apresentados pelo Red Pol, provavelmente sejam devidos às características das diversas linhagens aqui introduzidas.

    Comments are closed.